Fosfoetanolamina - Caso encerrado?

Recentemente foi noticiado a "conclusão" dos testes da fosfoetanolamina sintética em humanos[1].
Estive acompanhando atentamente a trajetória desse composto, desde o seu surgimento estrondoso nas mídias... e quando se tornou pauta de alguns "divulgadores científicos" da internet[2][3][4].
No início, o argumento desses "divulgadores científicos" concentrava na afirmação que não podemos aceitar relatos de cura como evidência da eficácia do composto e que o dr. Gilberto Chierice não havia seguido os devidos procedimentos de testes e protocolos necessários para testes científicos de possíveis medicamentos.
E o discurso terminava em algo como "precisa se testar corretamente". Até aqui, tenho que dizer, estava em perfeito acordo com esses "divulgadores científicos"...

No entanto bastou ser divulgado o primeiro resultado dos testes realizados pelo MCTI[5] e logo me surpreendi ao ver tais "divulgadores científicos" exaltarem esse resultado e assumirem como uma evidência contra a eficácia do composto[6][7].
Isso porque o relatório dos testes expunha falhas metodológicas berrantes:

  1. A síntese do composto utilizada nos testes foi elaborada por uma equipe da UNICAMP, não sendo portanto a desenvolvida pelo Gilberto Chierice;
  2. A dosagem utilizada era quase 100 vezes menor que a indicada;

Sem falar que o teste era de citotoxicidade, realizado em células in vitro e os propositores do composto atribuem sua suposta eficácia a ação que ocorre quando o mesmo entra em contato com os ácidos graxos do fígado.
No entanto tais "divulgadores científicos" surpreendentemente não atentaram para tais discrepâncias.
Mas felizmente não foi só eu que notei tais falhas, a Defensoria Pública da União (DPU), percebeu os procedimentos suspeitos, cobrou satisfações e solicitou novos testes em outros laboratórios e engraçado... dessa vez os resultados foram positivos[8], mas o mais estranho... os "divulgadores científicos" não falaram nada a respeito, inclusive continuaram a citar o primeiro teste do MCTI como evidência contra o composto e passaram a afirmar que a "discreta" eficácia se devia na verdade a monoetanolamina encontrada nas cápsulas[9].

Os testes seguiram para segunda fase, em ratos, sendo que nesses testes os pesquisadores testaram tanto a fosfoetanolamina quanto a monoetanolamina pura.
Além disso, as duas "versões" do composto foram testadas, a síntese elaborada pela equipe da UNICAMP e a síntese elaborada pelo Gilberto Chierice.
Os resultados mostraram que a síntese da UNICAMP[10] assim como a monoetanolamina pura[11] não causaram atividade antitumoral.
Mas ao contrário dessas, a síntese do Chierice em uma dosagem de 500mg/kg apresentou redução antitumoral de 32% em um período de testes de 36 dias, sem apresentar nenhum efeito colateral[12].
Mas nada disso foi noticiado pelos "divulgadores científicos" que continuaram a citar apenas o resultado do primeiro teste feito pelo MCTI, que como dito acima, já havia sido refutado, além disso eles continuaram a atribuir a eficácia a monoetanolamina, apesar desses últimos testes também terem mostrado o contrário.

Os testes seguiram para a última fase, em humanos, um silêncio sobre o assunto permaneceu até a última divulgação, onde o Jornal Nacional noticiou o "resultado" dos testes e o cancelamento dos testes por ter se concluindo a ineficácia da substância nos primeiros 71 voluntários do estudo.
Então, os "divulgadores científicos" se manifestaram[13]. Mas sabe o que é mais cabuloso nessa história?
Houve apenas um pronunciamento do dr. Paulo Hoff onde ele afirmou que sua equipe testou o composto e concluíram que não funciona, apenas isso... nenhum relatório publicado informando como eles testaram, que dosagem usaram, em que intervalo de tempo foi ministrado as pílulas...
A fase de testes em humanos deve seguir um cálculo de proporção de dosagem, seguindo um fator para cada espécie de animal e nesse caso como os testes foram feitos em ratos, a dosagem a ser usada deveria ser obtida através de: A dosagem usada nos ratos dividida por 12.3, multiplicado pelo peso do paciente[14]
Além disso o composto precisaria ser ministrado em quantidades iguais distribuídas em diferentes horários ao longo do dia, isso para que o organismo possa absorver e processar o composto e não apenas expelir o excesso de uma grande ingestão (algo óbvio, mas aparentemente, os "divulgadores científicos", mesmo com seu conhecimento acima da média das outras pessoas, ignoram esse fato).

Membros da equipe de auditoria dos testes, se pronunciaram em suas redes sociais, afirmando que ao contrário do que foi noticiado, os testes não foram concluídos mas na verdade vão ser redesenhados pois não estavam seguindo a dosagem e protocolo acordado[15].
Um detalhe que passou despercebido pela maioria é que no pronunciamento feito pelo dr. Hoff, nenhum representante dessa equipe de auditoria se pronunciou, o dr. Hoff(o auditado), falou por eles, afirmando que os mesmos tinham supervisionado o processo.
Sem a publicação do relatório assinado por ambas as partes (dr. Hoff e o líder da equipe de auditoria) fica a palavra de uns contra de outros...

O mais irônico é perceber que aqueles que julgam agir com racionalidade em detrimento e ridicularização dos "crentes", comentem exatamente os mesmos erros que tanto apontam nos outros.
Em seu vídeo, um dos "divulgadores científicos", o sr. Davi "Primata Falante", explica como funciona o processo de investigação científica: 
"ciência exige cautela... uma vez que um laboratório apresentou um resultado, outros laboratórios precisam replicar esse resultado, toda comunidade científica, especialmente os cientistas da área, tem que investigar esse estudo para averiguar se não existem explicações mais satisfatórias... para ver se as premissas utilizadas não contêm premissas desnecessárias... É assim que agente consegue barrar fraudes... Porque a palavra de ninguém esta acima da dos outros..."[16].
Diante de tão bela explanação, pergunto ao sr. Davi "Primata Falante", onde ele e seus colegas cientistas e "divulgadores científicos" aplicaram tais protocolos com o estudo da fosfoetanolamina? Eles tiveram cautela ao repassar o resultado? Esperaram por replicações do resultado obtido pela equipe do dr. Hoff? E principalmente: Investigaram o estudo, averiguando se as premissas utilizadas foram bem aplicadas e que não existem explicações mais satisfatórias das que foram concluídas pela equipe do dr. Hoff?
Uma vez que o dr. Hoff não publicou o relatório demonstrando como conduziu seu estudo, nenhum desses passos pode ter sido feito nem pelo sr. Davi "Primata Falante", nem por qualquer outro membro da comunidade científica, restando apenas a palavra do dr. Hoff.
Outro "divulgador científico", Pirula, após dar seu parecer sobre a "conclusão" sobre o composto, afirma que muitos ficarão a mercê do fenômeno psicológico chamado "dissonância cognitiva" e não aceitarão a questão como concluída[13].
No entanto, ironicamente o sr. Pirula, até o momento se encontra totalmente dissonante em relação ao assunto, apresentando um duplo padrão, ao assumir apenas palavra do dr. Hoff como prova, contradizendo tudo que já disse a respeito de método científico.

Sem o relatório informando a metodologia dos testes, ninguém pode afirmar nada a respeito desse estudo, muito menos dar por encerrado o caso da fosfoetanolamina sintética.

REFERÊNCIAS:

Comentários

  1. Curti o blog. Você escreve bem. Sobre esse post, talvez os caras esperaram para tentar chegar a uma conclusão dos cientistas, por isso não falaram das evidências positivas, até para não darem falsas esperanças.

    Concordo que não deveriam falar dos fracassos tambem, para não matarem, prematuramente esperanças.

    Tudo pode se resumir ao viés de confirmação deles também, sei lá.

    Pelo que entendo os testes ainda continuarão, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Bernardete Cioffi tiver falado a verdade, o design do estudo vai ser redefinido e farão novos testes com a dosagem e protocolo corretos.

      Quanto a turma dos "divulgadores científicos"... eles foram e estão sendo imparciais, omitindo fatos e passando informações que não procedem, não posso afirmar se isso é deliberado ou por algum tipo de viés ou ideologia.
      Nesse caso, me limito a apontar os fatos... coisa que eles deveriam ter feito também.

      Excluir
    2. Corrigindo: "... estão send parciais"

      Excluir
  2. Texto mais imparcial e explicativo que já li sobre a Fosfoetanolamina Sintética... Parabéns, será devidamente compartilhado.

    ResponderExcluir
  3. Existe má vontade clara por parte dos governos federal e estadual, dos laboratórios e até da classe médica em realizar corretamente os testes, os atuais testes só foram feitos devido a pressão popular... até qdo seremos escravos dos interesses do capital.. triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente a velocidade de nossa comunicação tem mudado isso.

      Excluir
  4. Sandrah Ramon Franco4 de julho de 2017 às 18:26

    Boa noite !
    Seu muito bem escrito texto me deixou dúvidas.
    Primeiramente, o que é Pirula ou Davi não sei das contas ?
    Personagens de ficção científica ou conto de fadas ?
    Porque para falar em metodologia científica, sendo sim imparcial, faz-se necessário documento assinado e identificado.
    Até aqui, nem o ICESP, os auditores (quem são? ) , nem o que você chama de "divulgadores científicos " se apresentou dentro dos parâmetros exigidos pela Ciência.
    Soubemos que está havendo testes com a fosfoetalonamina sintética no Instituto do Câncer de São Paulo. Ponto.
    Vimos, em 31 de Março p.p., o Paulo Hoff fazer um espetáculo macabro em rede nacional. Ponto.
    Depois a história de estarem sendo redesenhados os testes. Há mais de três meses. Tão difícil assim fazer um novo esquema?
    Lembremo-nos que os ditos testes começaram em Julho 2016. Portanto, dois meses após a sentença do STF.
    Redesenhar leva mais tempo que o primeiro esquema? E enquanto isso, pessoas morrem?
    É isso mesmo?
    Sou uma pessoa que luta vigorosa e incansavelmente pela FOSFO no SUS, mas não posso ficar indiferente ao imenso silêncio que os pacientes comuns foram largados.
    Pirulas , Varela e quem mais for. Se falamos em Ciência, sigamos o protocolo.
    E todos, de modo geral, mais humanos.
    Todos os envolvidos já deveriam ter apresentado relatório escrito , assinado e identificado.
    Fosfoetalonamina. Um caso muito longe de ser encerrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrah, muito obrigado pelo comentário e as perguntas pertinentes.
      "Primeiramente, o que é Pirula ou Davi não sei das contas ?"
      Pirula e o Davi são youtubers, integrantes dos movimentos "Lanterna verde" e "Science vlogs", que são basicamente grupos de cientistas, e entusiastas da ciência, que se propuseram a divulgação cientifica, imparcial e livre de sensacionalismo.
      Minha abordagem nesse texto, focou em como esses auto proclamados "divulgadores científicos" trataram o assunto, uma vez que minha maior indignação é por tais pessoas, que tanto protestaram contra a má divulgação cientifica, acabaram por ser tão parciais e sensacionalistas como as mídias que tanto denunciaram...

      "Até aqui, nem o ICESP, os auditores (quem são? ) , nem o que você chama de "divulgadores científicos " se apresentou dentro dos parâmetros exigidos pela Ciência."
      Exatamente, essa foi a mensagem que quis passar no texto.

      "Depois a história de estarem sendo redesenhados os testes. Há mais de três meses. Tão difícil assim fazer um novo esquema?"
      A Bernadete Cioff se manifestou, dizendo ser membro da equipe da auditoria e alegando isso... o que quis passar no texto é que não atesto tal alegação, mas também não posso refutar, uma vez que a documentação do estudo não foi publicada, só temos a palavra dela contra a do dr. Hoff, que na minha opinião tem o mesmo peso...
      O cerne do problema é essa falta de publicação do relatório do estudo, algo que me admira muito, a maioria das pessoas ignorarem, principalmente auto proclamados "divulgadores científicos" que deveriam estar sempre atentos a esses detalhes.

      Excluir
  5. A fosfoetanolamina é a cura do cancer, porem a galerinha do mal
    quer esconder de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  6. Por que vários dos links estão quebrados (em especial o link 8)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, obrigado pelo comentário.
      Testei, o link ele esta funcionando perfeitamente, nesse caso (link 8) se trata de um um PDF contendo uma copia do ofício de nº 22 ¬ DPU RJ/2OFDHTC RJ que esta hospedado no "MediaFire", para visualizar o documento basta clicar no botão "Download".
      Qualquer duvida, ou problema com outros links por favor avise me.

      Excluir
  7. Hilton Soares, o MCTI não fez testes em humanos ainda. Eles ainda estão na fase em animais. Não passaram dos ratos para os humanos em SP, como diz o artigo. Os testes em SP pularam todas as fases devido aos relatos e foi direto para os testes em humanos. Foi um teste independente dos testes que estão sendo feitos pelo GOVERNO FEDERAL e estes continuam em andamento, embora só DEUS sabe quando termina. Administro um grupo no facebook com mais de 22.000 pacientes com câncer e, o que mais tem me incomodado é esse SILÊNCIO TOTAL dos auditores escolhidos para acompanhar os testes, representantes dos pacientes e que, não sei porque motivo, não dão qualquer satisfação a eles. Não me conformo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giseli, muito obrigado pelo comentário.
      Embora eu não tenha dito que os testes em humanos foram realizados pelo MCTI, sua observação é muito pertinente...
      O que quis deixar claro é que a dosagem deve seguir a proporção obtida através do calculo com a dosagem usada nos testes em animais, esse é o protocolo padrão, mesmo sendo realizado por outra equipe esse parâmetro para dosagem deve ser seguido... sem o relatório dos testes não se sabe que dosagem foi usada.
      Sobre a questão do silencio da equipe de auditoria, recebi informações que é devido as cláusulas de privacidade do contrato.
      Devemos fazer o possível para mitigar o estrago feito pela cobertura distorcida que fizeram sobre o assunto, o melhor que podemos fazer no momento é divulgar as informações corretas, sem apelo a argumentos emocionais e teorias da conspiração.
      Abraço.

      Excluir
  8. Os resultados do estudo não foram publicados porque ainda não há resultados do estudo. A pesquisa está em andamento. Foi suspenso o ingresso de novos pacientes, visto que o protocolo previa o uso de um grama de fosfoetanolamina em uma única tomada ao dia, e o Professor Doutor Gilberto Orivaldo Cherice, não concordou com isso. E com toda a razão. Os resultados que foram obtidos no Hospital Amaral Carvalho foram em pacientes que fizeram uso de meio grama a cada 8 horas. Por esta razão, o ingresso de novos pacientes no estudo foi suspenso, até que a farmacocinética da substância no corpo humano, seja realizada, e a dose adequada ao estudo seja estabelecida.

    ResponderExcluir
  9. E, por favor não ponha palavras na minha boca.

    ResponderExcluir
  10. O artigo ficou muito bom, parabéns!

    Porém, deixou a desejar no Português. Ficaria muito melhor e apresentável se as palavras estivessem devidademente acentuadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edwar, muito obrigado pelo comentário.
      Irei revisar o texto, em breve.

      Excluir
    2. Bom dia Sr. Hilton Soares!

      Por e-mail, você pediu que eu citasse alguns exemplos de erros de Português no texto do artigo. Seguem alguns que percebi:

      "No início, o argumento..."
      "... graxos do fígado."
      "... a Defensoria Pública da União (DPU)..."
      "... encontrada nas cápsulas[9]."
      "... por ter se concluído a ineficácia da substância nos ..."
      "... deve seguir um cálculo de ..."
      "... para cada espécie de animal ..."
      "... os testes foram feitoS em ratos ..."
      "... (algo óbvio, ..."
      "... toda comunidade científica, especialmente ..."
      "... as premissas utilizadas não contêm premissas ..."
      "... outro membro da comunidade científica, ..."
      "Outro "divulgador científico", Pirula, ..."
      "... já disse a respeito do método científico."
      "REFERÊNCIAS"

      Coloquei um pedacinho de cada frase para você localizá-los com mais facilidade.

      Atenciosamente,


      Edwar Saliba Jr.

      Excluir
    3. Grato, pelas correções.
      Grande abraço.

      Excluir
  11. Spadelet Black - EverQuest
    The Spadelet Black is an awesome addition to the EverQuest community. This edition titanium linear compensator is available titanium boiling point on titanium banger the does titanium set off metal detectors EverQuest Store, the official store of EverQuest and $13.99 · ‎Out of stock titanium ring for men

    ResponderExcluir

Postar um comentário